“NÓS S/A”

Espetáculo de dança propõe reflexão sobre a especulação imobiliária e a corporativização da sociedade

“NÓS S/A”, espetáculo inédito do Caleidos Cia de Dança, explora o universo da apropriação do espaço urbano pela lógica do mundo corporativo e discute, por meio da dança, a organização social na perspectiva do modo de vida corporativo e da mercadorização das relações

De 02 a 11 de dezembro, o Caleidos Cia de Dança vai apresentar o espetáculo inédito “NÓS S/A” encerrando a temporada de 2016 da Mostra Caleidos 20 Anos em comemoração às duas décadas de atividades da companhia de dança paulistana.

“NÓS S/A” explora por meio da dança o universo da apropriação do espaço urbano pela lógica do mundo corporativo. O espetáculo discute a organização do espaço e das relações sociais a partir do fenômeno da especulação imobiliária, o mundo corporativo se refletindo no espaço urbano e nas formas de viver em sociedade.

A montagem propõe uma reflexão sobre a corporativização da sociedade se refletindo no modo de organização do espaço urbano. A especulação imobiliária traduz-se como o mundo dos negócios atuando sobre o espaço e sobre os corpos do mundo. A espetacularização dos negócios, a empresarização das relações, a mercadorização e a comercialização dos corpos são postos em cenas que dialogam com o público por meio da dança.

A especulação imobiliária é tratada como uma etapa da corporativização da sociedade. A mudança que se opera não é apenas no modo de construir ou ocupar o espaço urbano, não se compra ou se vende apenas um apartamento, empreende-se a comercialização de um modo de vida.

Sob o olhar das corporações o espaço redefine-se como negócio, o tempo transforma-se em moeda, o corpo entende-se como empresa e a vida em sociedade é mais um negócio no grande negócio do mundo.

“NÓS S/A” convida à reflexão sobre a empresarização da sociedade, com seus donos, seus trabalhadores e seus excluídos. Como em outros espetáculos do Caleidos Cia De Dança o público é convidado a dialogar com as cenas por meio da leitura da dança, produzindo a significação do movimento e das imagens sugeridas pelos jogos que se constroem ao vivo a partir da estrutura dramatúrgica.

A encenação geral remete às reuniões corporativas (1º ATO), aos banquetes (2º ATO) e ao mapa de guerra (3º ATO). A mesa – de estudos, de negócios, de planejamentos, de jogos e de comer – é a personagem onipresente no espaço cênico, é nela e a partir dela que a movimentação dos bailarinos e a disposição do público de organiza, refletindo metaforicamente a organização do espaço urbano e as dinâmicas sociais sob a perspectiva das grandes corporações.

“Os novos empreendimentos imobiliários exercem certo fascínio em parte da população. Os condomínios que apresentam a possibilidade de se exercitar, fazer reuniões familiares, reuniões de negócios, comprar e até ir ao cinema ou pizzarias sem deslocamentos urbanos, refletem não apenas uma ideia de praticidade, mas também a imobilidade e sistematização das relações sociais que de certa forma estão na perspectiva do modo de vida corporativo”, conta a diretora do Caleidos Isabel Marques.

“Esse modo de vida diz respeito a um modo de vida empresarial. Há uma ideologia por trás dos anúncios e das falas de compradores e vendedores: é como se a pessoa que procura esse tipo de residência dissesse ‘eu quero que a minha vida e minha sociedade funcione como uma empresa’ – entender isso, para nós, foi quase um convite para explorarmos essa ideia num espetáculo de dança”, complementa o dramaturgo Fábio Brazil.

“NÓS S/A” é o quinto espetáculo da “MOSTRA CALEIDOS 20 Anos”. Em 2016 o Caleidos Cia de Dança completa 20 anos de atividades, parte da comemoração é a mostra de alguns trabalhos do repertório construído nessa trajetória e a estreia de dois novos trabalhos. A “MOSTRA CALEIDOS 20 ANOS” é realizada na sede da Cia. e faz parte do “Projeto LAPA, eu vou a pé” contemplado pela 18ª edição do programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.

Sobre a Mostra Caleidos 20 anos – A mostra faz parte do projeto “Lapa, eu vou a pé” e é uma comemoração às duas décadas de atividades em dança e educação do Caleidos Cia. de Dança. Desde junho de 2015, o Caleidos tem visitado o bairro da Lapa, onde está inserido, conhecendo artistas, escolas e moradores. Com a Mostra, a Cia. tem convidado essas pessoas a conhecerem sua sede e seus trabalhos artísticos. Desta forma, a proposta de diálogo com o bairro se realiza tendo a arte como interlocutora.  A Cia. escolheu alguns trabalhos chave como “Mapas Urbanos” e “Tria”, que rememoraram e revisitam propostas de interatividade, ludicidade e jogo dentro da cena contemporânea. Já “Mairto”, outro trabalho remontado para a Mostra, é tecido entre a dança e a poesia e tem um viés mais político-social. A mostra também será uma oportunidade de compartilhar com o público as pesquisas recentes do Caleidos. A Cia. estreou em novembro “Coreô”, que está na linha dos trabalhos lúdicos interativos, mas desta vez o jogo vai para a cena, com criação em tempo real. Em “Nós S/A”, a poesia e a crítica social estão presentes na discussão do mundo corporativo, da especulação imobiliária e, como não poderia deixar de ser, dialogará com a crise das instituições políticas atuais.

Sobre o projeto “Lapa, eu vou a pé” – Dizem que a melhor forma de conhecer uma cidade é caminhar a pé pelas suas calçadas. E é exatamente isso que o Caleidos Cia de Dança está fazendo pelas ruas da Lapa onde fica sua sede. Contemplado pela 18ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança, o projeto “Lapa, eu vou a pé” se desenvolve por meio de ações públicas de arte, contatos diretos com outros grupos e produtores de arte do bairro, visando a construir uma teia de relações cidadãs que permitam o conhecimento mutuo e ações conjuntas fortalecendo por meio da arte as redes de pertencimento ao bairro, ao espaço urbano e à cidade como um todo. Além criar e estabelecer redes de contato com espaços de arte, cultura e dança, o projeto do Caleidos Cia. de Dança pretende ampliar e aprofundar as relações que há mais de 15 anos mantém com escolas públicas da DRE Pirituba, na região da Lapa. Ao mesmo tempo, o projeto pretende fortalecer outras formas de pensar e fazer dança, cultura, arte, educação e história que já atuam na região convidando e ofertando o espaço do Instituto Caleidos como local de encontro e partilha de arte e cultura.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s