Ensaio para Alas Rotas

Ensaio sobre Alas Rotas – Frida Kahlo

Por Ariadne Filipe

Publiquei recentemente um texto buscando uma reflexão sobre a dança contemporânea na cidade de Santos. A resposta veio quase que de imediato. Primeiro com a dupla Los Fridos com a performance Alas Rotas – Frida Kahlo. Esse trabalho me fez lembrar o filme “Sonho de Akira Kurosawa”, onde no enredo, traz o personagem de um estudante de artes que entra nos quadros do pintor Van Gogh e tenta seguir seus passos e se perde no quadro “Campo de trigo com os corvos”.

A dupla Los Fridos fez o inverso se transportaram diretamente para fora do quadro direto para o espectador. Falar de Frida Kahlo é intenso e visceral e Jeanice Ferreira enquanto personagem do quadro “Auto retrato, cabelo cortado” me fez arrepiar. Ali sentada olhar fixo e profundo, criou-se a atmosfera das pinceladas de Frida Kahlo naquele espaço.

O personagem de Alessandro Atanes (sua majestade negra) trazia aquele teor visceral do universo de Frida, um ar bucólico e ao mesmo tempo surreal quando vi o sussurro ao ouvido da personagem encarnada por Jeanice. As duas se confundem, nos mostram a intensidade do quadro. Outro ponto interessante de se transformar em movimento as pinturas da Frida é que eles criaram, inventaram, imaginaram um contexto do que acontece antes e depois da pintura estática. O fio vermelho que acaba sendo inevitável não recorrer às imagens fortes relacionadas, ao sangue que marcam a vida de Frida, ele serve como um condutor entre uma cena e outra e trazem também a passagem de tempo.

Outro aspecto interessante do trabalho são os locais por onde ele circula que são os espaços urbanos, repletos de imagens para se contextualizar unida ao quadro. Assim esse ambiente é afetado e transformado, modifica o olhar do expectador e mesmo depois de acabada a performance suas pinceladas de movimento ficam como um rastro.

 São esses artistas que estão surgindo na cidade, que na verdade já existem há muito tempo, os corajosos e destemidos que se jogam e não tem medo de errar. E para aqueles que dizem não saber onde esta a dança contemporânea na cidade de Santos, alerto que existem outros, mas vai ficar para o próximo texto.

 É tão importante que as pessoas cavem os buracos para encontrar os tesouros escondidos, mas que na verdade não estão escondidos, são os olhares que estão desfocados e cabe a esses brilhantes, inovadores, criativos artistas focarem esse olhar.

Vamos continuar nossa busca…

Anúncios

Um pensamento sobre “Ensaio para Alas Rotas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s